A influência do aconselhamento em aprendizagem de línguas na prática de professores de inglês da educação básica.
Aconselhamento em Aprendizagem de Línguas. Professores. Escola Pública.
Este trabalho analisa a influência do Aconselhamento em Aprendizagem de Línguas (AAL) na prática de professores de inglês que atuam na educação básica, especificamente em escolas públicas. O estudo se caracteriza como um estudo de caso (Yin, 2010) tendo como participantes quatro professores de língua inglesa que, em algum momento de sua formação, já atuaram como conselheiros em aprendizagem de línguas. Os dados foram constituidos por meio de questionário, observação de aulas, entrevista e grupo focal. A discussão foi desenvolvida com base nas obras de Carson e Mynard (2012), Kato e Mynard (2015), Magno e Silva (2016), Mozzon-Mcpherson e Tassinari (2020). Parte da análise já foi realizada e os resultados parciais mostraram que o aconselhamento exerceu algumas influências sobre a prática do professor em sala de aula de escolas públicas, tais como o fomento da autonomia e atenção a características individuais dos aprendentes. No entanto, apesar dos esforços dos docentes na inserção de práticas de AAL em sala de aula, eles relataram dificuldades encontradas nesse contexto que restringem a sua atuação como professor conselheiro. Essas questões centram-se no número elevado de alunos em sala e na falta de estrutura adequada. Espera-se que esta investigação contribua para compreender como as práticas de aconselhamento podem ser empregadas na sala de aula do ensino fundamental para trazer benefícios tanto para professores quanto para alunos.