A ORALIDADE NA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: uma proposta pedagógica com o gênero debate regrado na EJA
oralidade; gêneros orais; educação de jovens e adultos; debate regrado, ensino decolonial.
A presente pesquisa reflete sobre o ensino e aprendizagem da oralidade, na perspectiva dialógica da linguagem, a partir de uma proposta didático-pedagógica com o gênero discursivo debate regrado, em uma turma de 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública municipal em Ananindeua/PA. Como Objetivo Geral, a pesquisa propõe refletir sobre as relações responsivas de estudantes da EJA a partir do gênero discursivo debate regrado, em uma perspectiva decolonial de ensino. Como objetivos específicos, este estudo pretende: a) verificar as práticas de oralidade em diferentes contextos do gênero debate regrado b) examinar a influência do gênero debate regrado na EJA sobre as habilidades de comunicação oral e a promoção da responsividade dos discentes; c) verificar em que medida uma abordagem decolonial de ensino e aprendizagem da oralidade na EJA, pode desafiar e transformar estruturas de ensino coloniais. Como aporte teórico, adotou-se, principalmente, os estudos de Bakhtin (2003 [1979]; 2016[1979]), Volóchinov (2019 [1926]; 2021[1929]); Faraco (2009), Geraldi (2012), Fuza, Ohuschi e Menegassi (2020), Dolz; Schneuwly (2004), Freire (2017), Walsh (2020), Mignolo (2008; 2017), Maldonado-Torres (2007). Metodologicamente, este estudo se configura como uma Pesquisa-ação (Paiva, 2019) de natureza qualitativainterpretativa. A metodologia envolveu a implementação de uma proposta didáticopedagógica com o gênero debate regrado com enfoque na oralidade, em uma turma da 2ª etapa da EJA. Os resultados preliminares demonstram que o trabalho com a oralidade via gênero debate regrado, contribuiu para o desenvolvimento de habilidades orais dos estudantes envolvidos e que o papel do professor é fundamental na transformação significativa desses sujeitos por meio de diversas experiências com gêneros orais.