VALORAÇÃO E CONSCIÊNCIA SOCIOIDEOLÓGICA: UM ESTUDO TEÓRICOPRÁTICO COM O GÊNERO POEMA-PROTESTO EM PERSPECTIVA DIALÓGICA
Dialogismo. Produção textual escrita. Valoração. Consciência socioideológica. Gênero discursivo poema-protesto
Esta Dissertação consiste em um estudo teórico-prático sobre a produção valorada do discurso e a consciência socioideológica em produções textuais de alunos do 9º ano a partir de um trabalho com o gênero discursivo poema-protesto. Para sua efetivação, partimos da seguinte problemática: De que forma os alunos do 9º ano evidenciam, em suas produções textuais do gênero discursivo poema-protesto, a produção valorada do discurso e a consciência socioideológica? Assumimos como hipótese ao problema a seguinte assertiva: Os alunos do 9º ano evidenciam, na produção do gênero discursivo poema-protesto, aspectos sociais e ideológicos e apresentam marcas de discurso valorativo. Desse modo, delineamos como objetivo geral: Compreender a produção valorada do discurso e a manifestação da consciência socioideológica na produção textual do gênero discursivo poema-protesto de alunos do 9º ano. Como objetivos específicos, propomo-nos a: a) Verificar, nas produções textuais, a presença da produção valorada do discurso; b) Evidenciar, nas produções textuais, a presença de aspectos sociais e ideológicos. Trata-se de um estudo de caso, qualitativo-interpretativo, de cunho etnográfico e de natureza aplicada, organizado segundo princípios da Linguística Aplicada e fundamentada nos pressupostos do dialogismo do Círculo de Bakhtin (Volóchinov (2018 [1929]; 2019 [1926]); Bakhtin (2011, [1979]; 2016, [1979], 2020 [1920-1924]). A investigação ocorre em uma turma de 9º ano de uma escola pública localizada na periferia de AnanindeuaPA. Primeiramente, realizamos um diagnóstico, a partir do qual elaboramos uma proposta de intervenção, em perspectiva dialógica, com enfoque na leitura e na escrita, por meio do gênero poema-protesto. Após a elaboração e a implementação da proposta, que se configurou em uma sequência de atividades de leitura e escrita, constituímos o corpus do estudo, composto por 27 poemas-protesto produzidos pelos sujeitos participantes da pesquisa. Os resultados demonstram que os alunos construíram discursos valorados por meio do uso de marcas linguístico-enunciativodiscursivas que acionam diferentes tons avaliativos (tom de conformidade com valores de consenso social; tom avaliativo de crítica aos causadores/causas do problema; tom avaliativo crítico ou irônico diante da passividade da sociedade; tom avaliativo de denúncia às consequências da fome; tom avaliativo de apelo à mobilização social) que, por sua vez, revelam a expansão de suas consciências socioideológicas sobre a temática da fome no Brasil.