Banca de DEFESA: SONIA LUMI NIWA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SONIA LUMI NIWA
DATA: 02/09/2024
LOCAL: Video-conferência

ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA EM FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) EM NÍVEIS INICIAIS NA UNIVERSIDADE: contribuições da revisão dialógica e do aconselhamento linguageiro

produção escrita; reescrita de textos; FLE; alunos iniciantes; aconselhamento linguageiro; revisão dialógica.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta tese trata do ensino da produção escrita em Língua Francesa para alunos iniciantes do Curso de Licenciatura em Língua Francesa da Universidade Federal do Pará. O objetivo deste estudo é verificar de que maneira o aconselhamento linguageiro e a revisão dialógica podem favorecer o desenvolvimento da produção escrita nesse contexto. Para a constituição dos dados, recorreu-se a vários instrumentos – questionário, entrevista semiestruturada, atividades de produção escrita, revisões dialógicas e sessões de aconselhamento – por meio dos quais se busca conhecer os variados aspectos que envolvem a produção escrita, como experiências e fatores de ordem pessoal, cultural, social, emocional e afetiva dos sujeitos (Bucheton, 2014). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual duas metodologias são associadas: a pesquisaação e o estudo de caso. No plano teórico, a tese baseia-se na concepção dialógica da linguagem (Bakhtin, 2011; 2014) e nos estudos de revisão dialógica e reescrita de textos (Antunes, 2003; Fiad, 2013; Bucheton, 2014; Gasparotto et Menegassi, 2020a; 2020b). Apoia-se igualmente nos estudos sobre aconselhamento linguageiro e autonomia (Carson et Mynard, 2014). A concepção das atividades de produção escrita inspira-se no modelo da sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2013) e na proposta de produção com base em modelos (Beacco, 2007). Os resultados mostram que as participantes trazem poucas experiências de produção escrita em língua materna, assim como de reescrita do ensino fundamental e médio, e que, portanto, não desenvolveram o hábito de reescrever os textos tampouco foram incentivadas a fazê-lo. Nesse sentido, conclui-se que a revisão dialógica, associada ao aconselhamento linguageiro, ao abranger questões linguísticas e extralinguísticas da escrita, contribuem de maneira efetiva para a aprendizagem e o fomento da produção escrita e tem potencial para auxiliar alunos que passaram por diferentes experiências com a escrita antes de ingressar no ensino superior. Além disso, o aconselhamento linguageiro mostrou-se um recurso valioso para diminuir o impacto negativo do ensino remoto na aprendizagem durante o período da Covid-19 e para propiciar o desenvolvimento da reflexão crítica sobre a aprendizagem.

Interno - 1658132 - CELIA ZERI DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ELIANE GOUVEA LOUSADA
Interno - 1766802 - MARCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI
Externo à Instituição - VERA LUCIA LOPES CRISTOVAO