Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANE DA COSTA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANE DA COSTA ARAUJO
DATA: 19/09/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

DO RÁDIO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E DECOLONIAIS REVERBERADAS PELO VIÉS DIALÓGICO DA ORALIDADE EM UMA ESCOLA RADIOFÔNICA BRAGANTINA


PALAVRAS-CHAVES:

Decolonialidade; Práticas socioculturais; Oralidade; Escola radiofônica; Dialogismo


PÁGINAS: 284
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A presente tese consiste num estudo teórico-metodológico dos gêneros radiofônicos em uma escola radiofônica da Amazônia paraense bragantina, sob a luz da Linguística Aplicada, na perspectiva dialógica da linguagem, centrada nas práticas socioculturais reverberadas pelas práticas discursivas da língua oral e de uma postura decolonial. Essa pesquisa considerou a hipótese de que se a escola radiofônica bragantina considerasse as práticas socioculturais dos alunos, por meio da língua oral, sob o viés dialógico da linguagem, poderia romper com o ensino tradicional, grafocêntrico, colonial e improdutivo. Ao mesmo tempo em que poderia promover um ensino da língua ancorado na decolonialidade e no uso das Novas Tecnologias digitais, durante as interações discursivas. Para tanto, tracei, como objetivo geral, discutir as práticas socioculturais dos alunos por meio das interfaces da oralidade sob o viés dialógico da linguagem e de uma postura decolonial do ensino da língua oral formal via rádio inter-relacionado ao uso das Novas Tecnologias Digitais, valorizando-se os discursos orais no contexto da radiodifusão. Essa pesquisa é influenciada pela Linguística Aplicada (LA), no âmbito da Filosofia da linguagem e aborda os gêneros discursivos radiofônicos na perspectiva dialógica da linguagem a partir dos aportes teóricos de Volóchinov (2019, 2021), Bakhtin (2011 ,2016 e 2019) e Sobral (2009), essas reflexões coexistem ao lado de outros autores que discutem o ensino de línguas inter-relacionado aos Multiletramentos, à decolonialidade e ao uso das novas tecnologias digitais. Esta pesquisa é de natureza qualitativa-colaborativa, de cunho etnográfico (ANDRÉ, 1995) e netnográfico (KOZINETS, 1997; HINE, 2004 e BOELLSTORFF, 2008), caracterizada como uma pesquisa-ação desenvolvida em parceria com alunos da 4ª etapa do Ensino Fundamental da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Para sua efetivação, desenvolveu-se uma Proposta de Intervenção Didática (PID) para o Ensino de Língua via rádio. Na equipe de alunos colaboradores via WhatsApp havia 68 alunos participantes, dentre os quais 25 participaram dos 15 encontros formativos presenciais e os demais acompanharam parte dessa formação via rádio e grupo de WhatsApp. Os resultados demonstraram que a responsividade dos sujeitos envolvidos estava interligada aos seus respectivos contextos e práticas socioculturais. Para tanto, os sujeitos utilizaram como dispositivo para suas produções fatos da vida real, narrativas da tradição oral e práticas sociais reelaboradas no contexto discursivo da radiodifusão. Essa ponte estabelecida entre as aulas de língua, o contexto sociocultural dos alunos e o contexto da radiofonia favoreceu para que a Proposta de Intervenção Didática tornasse o processo de ensino-aprendizagem mais interativo, dialógico e decolonial. Tal postura concorreu para que os sujeitos colaboradores dialogassem com seus pares e ganhassem autonomia e liberdade para fazer suas produções de modo colaborativo, percorrendo um movimento que ora os colocava como sujeitos leitores e ora como ouvintes, pesquisadores, escritores, oradores, plateia, audiência, atores. Essas experiências foram obtidas por meio da valorização das práticas socioculturais e dos diferentes repertórios discursivos alheios que apoiaram a produção dos gêneros radiofônicos. Esses repertórios emergiram de contextos socioculturais reais de uso da língua e de práticas discursivas radiofônicas acionadas pelas Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Social.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2303250 - CARLOS CERNADAS CARRERA
Externo ao Programa - 2272166 - HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJO SILVA
Presidente - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO DE PADUA CANCIO
Externo à Instituição - SUELI PINHEIRO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 20/08/2024 10:05
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1