Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELE MONTEIRO PEREIRA

DISCENTE: MARCELE MONTEIRO PEREIRA
DATA: 12/09/2024
LOCAL: Videoconferência

PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENEM EM PERSPECTIVA DIALÓGICA PARA JOVENS E ADULTOS INSCRITOS NO PROJETO MEDIADORES DE PRODUÇÃO TEXTUAL DO MOVIMENTO DE EMAÚS

Projeto Mediadores de Produção Textual; redação; Enem; reescrita, decolonial.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A presente pesquisa é fruto da observação participante do Projeto Mediadores de Produção Textual (Pré-ENEM Movimento República de Emaús) que está inserido em um programa intitulado “Patrimônios, decolonialidades e formação cidadã: articulações interdisciplinares entre a vida na comunidade e no trabalho”, aprovado mediante edital disponibilizado pela Universidade Federal do Pará (PROEXIA AVANÇADA EMAÚS/UFPA). O projeto ofereceu oficinas que exercitaram a produção textual nos moldes estabelecidos e solicitados pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com o objetivo de contribuir com o aprimoramento da escrita dissertativa-argumentativa, visto que, o desempenho na redação é determinante para a aprovação daqueles que se candidatam a uma vaga em universidades públicas, bem como, para os que desejam pleitear bolsas de estudos em faculdades particulares. O público-alvo contemplado com as oficinas foi o de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social assistidos pelo Movimento República de Emaús (Belém/PA) e pela Rede Emancipa que se inscreveram para participar do Enem de 2023. Os responsáveis por mediar e monitorar os encontros foram os integrantes do GALPDA (Grupo de estudo e pesquisa sobre Alfabetização, letramentos e práticas docentes na Amazônia) que, em sua maioria, são discentes de Graduação, Pós-graduação e egressos do curso de Letras da UFPA. Os temas das redações exploradas nas oficinas foram os mesmos já aplicados nas 5 últimas edições do Enem. Cada tema de redação foi trabalhado por 2 encontros para o devido exercício da escrita e da reescrita textual em perspectiva dialógica e decolonial não considerando somente os aspectos a serem cobrados pelo Enem. Atuamos em 5 passos: 1. Exploração do tema; 2. Produção escrita; 3. Conversa individual com cada cursista sobre sua respectiva redação; 4. Oficina sobre pontos em comum que os cursistas têm a aperfeiçoar; e 5. Reescrita da redação. As oficinas ocorreram entre os meses de maio e outubro de 2023 a cada 15 dias, aos sábados, nos turnos da manhã e da tarde, em salas disponibilizadas pelo Movimento República de Emaús. No total, após nove encontros, os cursistas participantes produziram dez redações. Ao término das oficinas, analisamos todas as produções textuais elaboradas por eles, e, observamos que aqueles que participaram dos encontros voltados a revisão e reescrita em perspectiva dialógica, demonstraram expressiva evolução nos aspectos gramaticais e argumentativos nas segundas versões de seus textos.

Interno - 2303250 - CARLOS CERNADAS CARRERA
Presidente - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS
Externo à Instituição - SUELI PINHEIRO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 20/08/2024 09:48