CIRCUITO DE ESCRITA E DE ORALIDADE: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E DECOLONIAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS
leitura; decolonialidade; dialogismo; ensino.
A pesquisa investiga como ampliar as práticas de mediação de leitura dos mediadores graduandos da UFPA que atuam no projeto: “Circuito de Leitura" - do programa de extensão Conexões de Saberes - para a tríade que abrange: leitura, escrita e oralidade, por intermédio dos gêneros discursivos. Do ponto de vista teórico, nos fundamentamos em estudos do Círculo de Bakhtin (Dialogismo) e de Freire e Walsh (Decolonialidade) – uma vez que o foco temático é a cultura amazônica decolonial, a qual é pouco difundida em sala de aula no estado. Do ponto de vista metodológico, a abordagem é qualitativa e a pesquisa é colaborativa, pois estabelece diálogo entre a universidade (mediadores graduandos de cursos interdisciplinares) e a comunidade popular (alunos da rede pública); as atividades foram realizadas por mim, enquanto pesquisadora formadora, e pelos mediadores na turma de 7° ano em Ananindeua. A realização das propostas de ensino ocorreu durante três meses e teve como metodologias de ensino: contação de narrativas amazônicas, rodas de conversa sobre os povos indígenas, escrita de propagandas típicas paraenses e produção de entrevistas pelos alunos com o objetivo de trocarem saberes sobre sua região (lendas, culinária e artistas do estado). Nossos resultados apontaram amplo desenvolvimento da aprendizagem do ensino de leitura, escrita e oralidade por parte dos mediadores do projeto, sendo voltada para o uso real e situado da língua, a qual envolve aspectos culturais e reflexivos sobre a Amazônia. Palavras-chave: