AN EXPLORATION OF STUDENTS' MOTIVATION TOWARDS FOREIGN LNGUAGE LEARNING AMONG GRADE NINE STUDENTS AT A HIGH SCHOOL IN JAMAICA.
Crioulo Jamaicano; Inglês Jamaicano Padrão; Motivação; Segunda língua; Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.
Ensinar, embora considerado uma das profissões mais nobres, é repleta de muitos
desafios. Um desses desafios é o de encontrar a melhor maneira de motivar os alunos a
aprender uma língua estrangeira (LE). Este estudo procurou explorar a motivação dos
alunos em relação ao aprendizado de línguas estrangeiras entre os alunos da 9a série de
um ensino médio na Jamaica. Foi proposto que o nível de motivação dos alunos
influenciasse suas percepções e atitudes em relação à língua estrangeira (LE). Portanto,
um questionário foi desenvolvido e administrado a duas amostras de estudantes que
totalizavam 63 alunos de espanhol na Jamaica, uma sociedade predominantemente de
fala crioula. Na Jamaica, existe um dilema: a língua materna da maioria dos jamaicanos
nativos é o crioulo jamaicano. Ainda nas escolas, os professores continuam a ensinar
usando o inglês jamaicano padrão. Além dos questionários, dois alunos foram
selecionados para fazer uma entrevista presencial. Assim como os alunos, o professor de
língua estrangeira preencheu um questionário e foi entrevistada. Com base nos
resultados, é evidente que os alunos e o professor consideram muito importante o
aprendizado de uma língua estrangeira. No entanto, a maioria dos estudantes deixa de
desempenhar o seu papel quando se considera a aprendizagem de uma língua
estrangeira. Por fim, a motivação é um fator importante que pode influenciar bastante a
conquista da aquisição da segunda língua (L2) ou língua estrangeira (LE) dos alunos. A
aquisição bem-sucedida de idiomas estrangeiros será a decisão do aluno a tomar.