A METAFICÇÃO NOS ROMANCES BOCA DO INFERNO E DESMUNDO, DE ANA MIRANDA
Metaficção; Boca do Inferno; Desmundo.
Na presente dissertação, procurar-se-á analisar a metaficção nos romances históricos Boca do Inferno (1989) e Desmundo (1996), da autora Ana Miranda, cujos enredos têm como contexto o período colonial. Em ambas as obras existem a possibilidade de uma desconstrução histórica, pois a escritora emprega documentos e fatos da historiografia para reestruturar sua literatura. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivos específicos: observar como o mosaico de textos permitem outras acepções ao trabalho metatextual da autora Ana Miranda em seus romances Boca do Inferno e Desmundo. Além disso, será desdobrada a inter-relação discursiva de um narrador que utiliza tanto recurso estético-estilístico da literatura, quanto o contexto histórico da narrativa, a fim de que se possa investigar a relação entre as características do autor Gregório de Matos Guerra e Oribela, considerando o momento da colonização portuguesa em território nacional. Há de se destacar, sobretudo, o fato de o poder soberano das instituições Estado e Igreja determinarem alguns comportamentos nas personagens das obras que serão analisadas. Como ponto ulterior, tratar-se-á, ainda, da construção do sujeito feminino, ressaltando, principalmente a repressão de suas ações. Como metodologia, será utilizada a leitura teórico-interpretativa, com o objetivo de compreender e relacionar os romances mencionados. Em relação à estrutura, a pesquisa se divide em três seções, denominadas, respectivamente: “A metaficção”, na qual discutir-se-á questões de ordem teóricas como o conceito de metaficção, considerando os estudos da autora canadense Linda Hutcheon (1991); na segunda, intitulada “Metaficção em Ana Miranda: biografia e suas obras”, o debate se dará em torno de aspectos temáticos, que envolvam o processo de criação de suas narrativas, sem deixar de ressaltar, também, a vida e outros trabalhos de Ana Miranda, e, por fim, a terceira seção, “A interpretação metaficcional nos romances Boca do Inferno e Desmundo”, cumpre o fito de analisar, por meio das obras tomadas como objeto de investigação, o processo de metaficção na Literatura de Ana Miranda.