A CONSTRUÇÃO DE UM ETHOS PROFESSORAL EM REVISTAS ESPECIALIZADAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE
Ethos; Interdiscurso; Revistas especializadas.
Esta pesquisa pretende investigar, sob a perspectiva teórico-metodológica da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, qual ethos professoral é construído nas revistas especializadas sobre o trabalho docente e como o processo de produção discursiva condiciona a constituição do ethos do professor. O interesse sobre o estudo de ethos à luz da AD ocorre porque, de acordo com Maingueneau (2008a), a noção de ethos está em consonância com as mídias audiovisuais, bem como houve um deslocamento das doutrinas e dos aparelhos que estavam ligados para a apresentação de si, ocasionando, dessa forma, a reflexão sobre a corporalidade, destacando um corpo imaginário. Na década de 1980, Dominique Maingueneau propõe uma teoria do ethos no quadro da AD, trabalhando, dessa forma, com a noção de ethos discursivo. Assim, entende-se que a regularidade, constitutiva dos textos das revistas direcionadas ao professor, merece atenção porque se pretende compreender as determinações histórico-ideológicas que atuam na construção dos efeitos de sentido, e consequentemente que contribuem para a construção do ethos do professor nessas revistas. Em virtude de tal reflexão, pensa-se essa pesquisa a partir da hipótese de que, por meio dos estudos sobre ethos, cenografia e interdiscurso, tentar-se-á compreender como se constitui o ethos do professor nas revistas especializadas, e por que tal ethos nessas revistas, uma vez que faz-se importante destacar as determinações histórico-ideológicas que atuam na construção dos efeitos de sentido presentes em determinados espaços enunciativos.