A QUESTÃO DO AMOR NOS INTERSTÍCIOS DA MORTE EM “PÁRAMO”, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
Letramento Acadêmico. Decolonialidade. Alfabetizadores. Gêneros do discurso.
Este trabalho apresenta um estudo, fruto de mestrado em andamento, sobre a influência e importância do letramento acadêmico (LA) no desenvolvimento e produção escrita de licenciandos do curso de Licenciatura Integrada (UFPA). O LA de que tratamos diz respeito às formas de participações acadêmicas, escritas situadas, desenvolvidas por meio de leituras variadas e na interação social. A luz disso, o problema que conduziu a investigação: como desenvolver a escrita acadêmica de licenciandos frente às demandas de letramento crítico, alicerçado no tripé ensino-pesquisa-extensão? Para responder à questão, buscamos analisar as categorias de indícios de autoria, argumento de autoridade, apropriação de discursos presentes na escrita acadêmica. A metodologia é a pesquisa participante de abordagem colaborativa em diálogo com ponderações pautadas na perspectiva decolonial, por se interpretar as relações entre o ministrante, dispositivo didático (minicursos) e objetos de ensino. Tais direcionamentos fazem críticas contundentes à colonialidade do ser e da ciência dominante. Além disso, o fortalecimento de diálogo frente à educação popular dialógica, multicultural, conscientizadora dos que usam a (re)existência frente imposição dos valores eurocêntricos tradicionais dominantes. Para isso, as reflexões se embasaram em estudos de BAKHTIN (2020 [1950]), KLEIMAN, (2005), SOARES (2006), STREET (2014), WALSH (2009) entre outros. Os dados de pesquisa são artigos em processo de produção para eventos acadêmicos. Até o estágio da investigação, pode-se chegar à conclusão de: os licenciandos apresentaram dificuldades em relação ao que se espera de um artigo científico. Contudo, após a participação nos minicursos, os futuros alfabetizadores apresentam melhorias na escrita acadêmica, sobretudo, na etapa da reescrita, onde fazem os ajustes necessários e se apropriam do discurso científico.