CONCEITOS DIALÓGICOS EM RELATOS DE PRÁTICA DE PROFESSORES DA 7ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Dialogismo. Apreciações valorativas. Relato de prática. Olimpíada de Língua Portuguesa.
Este trabalho, vinculado ao projeto de pesquisa “O dialogismo e as práticas de linguagem no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa”, versa sobre o estudo teórico-analítico acerca dos conceitos dialógicos em relatos de prática produzidos por professores participantes da 7ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP). Tem como objetivo geral compreender de que forma os professores evidenciam as apreciações valorativas em seus relatos de prática produzidos a partir do trabalho com o gênero Memórias Literárias, na 7ª edição da OLP. A pesquisa parte da hipótese de que os professores semifinalistas da OLP utilizam, em seus relatos de prática, diferentes recursos linguístico-enunciativos e discursivos para manifestar apreciações valorativas que trazem temáticas diversas relacionadas ao trabalho desenvolvido em sala de aula e a sua formação docente. A investigação tem como base teórica o dialogismo apresentado pelo Círculo de Bakhtin (Volóchinov, 2021 [1926]; Volóchinov, 2017 [1929]; Bakhtin, 2016 [1979]) e estudos de autores que seguem esta vertente (Polato; Ohuschi; Menegassi, 2020; Menegassi et al.2020; Sobral; Giacomelli, 2016; Sobral, 2009, dentre outros). A pesquisa caracteriza-se como documental, de natureza qualitativa e de cunho interpretativo e foram analisados três Relatos de Prática de professores semifinalistas da 7ª Edição da OLP, destacando de que forma os docentes manifestam as apreciações valorativas na escrita desse gênero, como essas apreciações aparecem, a que são relacionadas e como podem contribuir para a prática docente, de modo que o professor possa ressignificar sua própria prática. Os dados evidenciaram três princípios orientadores: a) apreciações valorativas; b) temáticas suscitadas e sua relação com a prática pedagógica; c) recursos linguístico-enunciativos e discursivos. A análise dos Relatos demonstra que: os professores conseguem refletir sobre a sua própria prática de modo a ressignificá-la; o contexto pandêmico, ora vivenciado, influenciou diretamente nas práticas docentes; a OLP tem um enorme potencial formativo para os professores.