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Banca de DEFESA: MICHELLY DAYANE SOARES NOGUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLY DAYANE SOARES NOGUEIRA
DATA: 04/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do PPGL
TÍTULO:

A TESSITURA DA CONTRAPALAVRA DISCENTE NO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA RADIOFÔNICA ESCOLAR: ENTRE FIOS ORAIS E O VALOR HUMANO


PALAVRAS-CHAVES:

Dialogismo. Oralidade. Entonação valorativa. Gênero discursivo. Notícia radiofônica escola 


PÁGINAS: 235
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Esta pesquisa tem como temática o estudo teórico-prático sobre as projeções valorativas no gênero discursivo notícia radiofônica escolar, a partir do trabalho com alunos da 1ª série do Ensino Médio. A investigação partiu do questionamento: “De que forma os alunos da 1ª série do ensino médio evidenciam projeções valorativas na produção oral de notícias radiofônicas escolares?”. Tal questionamento nos possibilita enunciar a hipótese de que os alunos da 1ª série do Ensino Médio evidenciam projeções valorativas na produção oral de notícias radiofônicas escolares, a partir da incorporação de vozes alheias, ressignificando-as ao seu projeto discursivo. Ademais, tem como objetivo geral compreender as projeções valorativas, como reação-resposta aos já-ditos, na produção oral de notícias radiofônicas escolares de alunos da 1ª série do ensino médio, sob o viés da Concepção Dialógica da linguagem. Especificamente, pretendemos: a) evidenciar os enunciados recuperados para a elaboração dos fatos e sua acentuação valorativa nas notícias radiofônicas escolares produzidas pelos alunos; b) verificar de que forma os enunciados recuperados são ressignificados nas notícias radiofônicas escolares produzidas pelos alunos. À Luz da Linguística Aplicada, a pesquisa pautase nos pressupostos teóricos do Círculo (BAKHTIN, 2003[1979]; 2016[1979]; VOLÓCHINOV, 2019; 2021[1929/1930]) e em pesquisadores que seguem esta vertente (MENEGASSI et al., 2022; MENEGASSI; COSTA-HÜBES, 2021; ACOSTA PEREIRA; COSTA-HÜBES 2021; OHUSCHI, 2013, dentre outros). Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada, caracterizada como um estudo de caso, que foi desenvolvida com alunos da 1º série, do Ensino Médio, em uma escola pública do município de Belém–PA. Primeiramente, realizamos uma análise diagnóstica, a partir da coleta de enunciados orais e escritos elaborados pelos alunos. Em seguida, a partir dos resultados obtidos, elaboramos uma proposta de intervenção cuja implementação... Posteriormente, os dados coletados serão analisados e discutidos com base nos objetivos da pesquisa. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1766802 - MARCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI
Interno - 1658132 - CELIA ZERI DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - LILIAN CRISTINA BUZZATO RITTER
Notícia cadastrada em: 30/10/2023 13:52
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