APRECIAÇÕES VALORATIVAS EM RELATOS DE PRÁTICA DE PROFESSORES DA 7ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Apreciações valorativas. Relato de prática. Olimpíada de Língua Portuguesa.
Esta pesquisa visa analisar de que forma os professores evidenciam as apreciações valorativas em seus relatos de prática produzidos a partir do trabalho com o gênero memórias literárias, na 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Para tanto, partimos do dialogismo apresentado pelo Círculo de Bakhtin (VOLÓCHINOV, 2021 [1926]; VOLÓCHINOV, 2017 [1929]; BAKHTIN, 2016 [1979]) e dos estudos de autores que seguem esta vertente (POLATO; OHUSCHI; MENEGASSI, 2020; MENEGASSI et al.2020; SOBRAL; GIACOMELLI, 2016; SOBRAL, 2009). Para este trabalho, realizamos a análise de três Relatos de Prática, destacando de que forma os docentes manifestam as apreciações valorativas na escrita desse gênero, como essas apreciações aparecem, a que são relacionadas e como podem contribuir para a prática docente, de modo que o professor possa ressignificar sua própria prática. A análise dos Relatos evidenciam que...