A MESTIÇAGEM QUANTO INQUIETAÇÃO LITERÁRIA: UM OLHAR SOBRE A TRILOGIA DE WILLIAM OSPINA.
Palavras-chave: Mestiçagem, hibridismo, entrelugar, literatura, Ospina.
Esta tese versa sobre a representação da mestiçagem na literatura contemporânea latinoamericana representada pela trilogia de William Ospina, a saber, Ursúa (2005), El país de la canela (2008), La serpiente sin ojos (2012), por meio das contribuições da Literatura Comparada e perpassando questões de gênero e raça nos Estudos Decoloniais. Para além das obras de Ospina transitamos por outras obras que demonstram a perspectiva literária da mestiçagem, que por muitos teóricos é apresentada quanto a sua negação, e por essa razão, tirada do centro de discussão em muitos estudos. Por se tratarem de romances históricos, nossa pesquisa também se pautou em documentos, cartas e registros oficiais do período colonial cenário das narrativas que dialogam com as obras. O nosso olhar transita pelos lugares da memória, as descrições da floresta, dos rios e dos povos originários cheios de poeticidade encantamento, em contrapartida, a brutalidade emerge das narrativas, o contraste de perspectivas é constante nas obras. Transitando pela ótica de que a mestiçagem não se limita a questões raciais, esta pesquisa vai além e comprova todos os pontos de mescla que estão enraizados na cultura e história do continente americano perpassando a ideia de entrelugar e ao mesmo tempo considerando o aspecto híbrido e fronteiriço que também se aplicam ao caráter mestiço da literatura latina.