O SAGRADO SE REVELANDO EM A PAIXÃO SEGUNDO G. H., DE CLARICE LISPECTOR
A paixão segundo G. H; Clarice Lispector; Romance brasileiro.; rítica literária; Manifestação do sagrado.
O presente estudo propõe a discussão acerca da manifestação do sagrado, como
uma chave de leitura, na obra A paixão segundo G. H., de Clarice Lispector,
romance publicado em 1964. O debate observa a figura da barata enquanto decisiva
para a desconstrução da vida organizada de G. H., protagonista do romance de
Clarice Lispector. Através de uma leitura cuidadosa da obra, pôde-se perceber que o
romance apresenta algumas aproximações com o mundo do sagrado, isto é,
observa-se que existem lacunas que configuram como parte do universo do divino.
Assim, discute o romance de Clarice Lispector e pontua os elementos que compõem
o sagrado, identificando o contato com a barata como peça dessa atividade, pois é
somente através do inseto que a protagonista alcançou o clímax da sua existência,
porque a barata estaria revelando algo da natureza divina. Desse modo, a
interpretação que essa dissertação propõe é que por G. H. se sentir transformada,
após uma longa travessia agônica, pela experiência com a barata, analisa-se que
esse inseto apresenta uma grande força, essa que é encarada como uma
manifestação do divino, pois, assim como aquele que entra em contato com o
sagrado não consegue nomeá-lo, do mesmo modo ocorreu com G. H. que, por não
saber o que viveu, deseja reviver o ocorrido para tentar dar sentido. Desta maneira,
nossa discussão está baseada nos estudos de Benedito Nunes (1995) acerca do
ascetismo e itinerário místico da protagonista; Mircea Eliade (2018) sobre suas
pesquisas em relação ao sagrado; Friedrich Schiller (2015) a respeito do objeto
Sublime, entre outros estudiosos no intuito de partilhar a discussão acerca da
revelação do sagrado na obra A paixão segundo G. H. de Clarice Lispector.