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Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSE APARECIDA COSTA SOUZA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSE APARECIDA COSTA SOUZA OLIVEIRA
DATA: 27/06/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

O USO DA TECNOLOGIA ANKI PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM UM CURSO DE AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: O SISTEMA DE REPETIÇÃO ESPAÇADA.  


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional e Tecnológica; Sistema de Repetição Espaçada; Inglês para fins específicos; Objetos Digitais de Aprendizagem.


PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A falta de material didático apropriado para o ensino e aprendizagem de inglês para fins
específicos (ESP) no Brasil representa um desafio significativo no cenário educacional,
especialmente nas escolas públicas. Esse problema se agrava quando consideramos a
necessidade de desenvolver habilidades linguísticas fundamentais, como expressão oral,
compreensão auditiva e aquisição de vocabulário. Este estudo investiga a utilização da
tecnologia de Sistema de Repetição Espaçada (SRS) Anki como ferramenta de ensino e
aprendizagem de inglês em cursos técnicos em agropecuária integrados ao ensino médio. A
pesquisa visa abordar a questão da falta de materiais didáticos específicos, avaliando a eficácia
do Anki como Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) para o ensino de inglês aplicado à
agropecuária. O referencial teórico inclui insights da neurociência e aquisição de uma segunda
língua (Ebbinghaus, 1885; Doidge, 2007; Tulving, 1972; James, 1911; Li; Jeong, 2020; Kuhl,
2007); de English for Specific Purposes (ESP) e Content and Language Integrated Learning
(CLIL) (Hutchinson;Waters, 1991; Dudley-Evans; St John, 1998; Marsh, 2002; Do Coyle,
Hood; Marsh, 2010; Eurydice Report, 2005); de objetos digitais de aprendizagem (Braga, 2014;
Nielsen, 1994; Norman, 2013); de aquisição de vocabulário (Nation, 2001; McCarten, 2007;
Schmitt; Schmitt, 2000; Carter; McCarthy, 2014); de expressão oral (Krashen, 1981; Ellis,
1997) e de compreensão auditiva (Nunan, 1999, 2004; Bailey, 2020 e Richards, 2008). Esta
pesquisa-ação foi realizada por meio de um curso de extensão de inglês aplicado à agropecuária
pelo campus Rural de Marabá do IFPA. Participaram do curso alunos dos curso técnico em
agropecuária do IFPA, IFRO, IFNMG e Colégio Técnico Federal do Piauí. O estudo visa
demonstrar a eficácia do Anki como ferramenta prática para a aprendizagem da língua inglesa
no contexto da agropecuária, preenchendo assim a lacuna em materiais educativos específicos
e melhorando os resultados de aprendizagem dos alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2303250 - CARLOS CERNADAS CARRERA
Externo ao Programa - 2324046 - MARCUS DE SOUZA ARAUJO
Externo à Instituição - MARIA ANGELICA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 10/06/2024 10:26
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