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Banca de DEFESA: ANGELA NELLY DOS SANTOS GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELA NELLY DOS SANTOS GOMES
DATA: 30/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: REMOTA
TÍTULO:

O CINEMA DE LUTA DOS MEBÊNGÔKRE-KAYAPÓ: as múltiplas dimensões de
resistência nos filmes e práticas de produção do Coletivo Beture


PALAVRAS-CHAVES:

cinema indígena. cinema decolonial. resistência. coletivo beture. cinema Mebêngôkre-Kayapó.


PÁGINAS: 205
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

Esta pesquisa analisa o cinema produzido por cineastas indígenas Mebêngôkre-Kayapó
a partir dos filmes e práticas de produção do Coletivo Beture, que reúne cineastas dessa etnia
no estado do Pará. O objetivo é compreender de que modo o cinema do Coletivo Beture
Mebêngôkre-Kayapó expressa dimensões ou sentidos de resistência a partir de suas obras e
práticas de produção fílmicas, em relação com as lutas sociopolíticas ou culturais da etnia. Para
compreender como o cinema é apropriado e transformado em aliado nessas lutas, e em quais
dimensões isso ocorre ou se expressa, analisamos as obras do Coletivo Beture representativas
de sua produção; observamos e analisamos a prática de produção do grupo buscando entender
como se relacionam aos processos de resistência do povo Mebêngôkre; quais são as motivações
e objetivos do fazer cinematográfico e como o Coletivo Beture se apropria das técnicas,
tecnologias e linguagem cinematográfica ou audiovisual e as adapta a seus objetivos de acordo
com a sua cosmovisão. É uma pesquisa qualitativa desenvolvida através de análise fílmica e
pesquisa de campo com entrevistas abertas e participação observante. O aporte teórico é
interdisciplinar na medida em que alia aos estudos fílmicos e da imagem, a crítica latinoamericana na perspectiva dos estudos decoloniais, assim como conceitos afins aos estudos
indígenas advindos da antropologia, sociologia e geografia, que possuem convergência com o
tema da pesquisa, a fim de compreender os sentidos de resistência que se expressam, constituem
ou que atravessam o cinema Mebêngôkre. A pesquisa destaca a complexidade do cinema
Mebêngôkre e do Coletivo Beture, que nasce e se desenvolve de forma imbricada às questões
sociopolíticas e culturais da etnia e dos povos originários como um todo. Conclui-se que o
cinema do Coletivo Beture é um cinema de luta, uma prática de resistência multifacetada, pois
nasce e se desenvolve de forma intrínseca às lutas por direitos em vários sentidos, pela
preservação e demarcação de territórios, pela afirmação como produtor de suas imagens,
narrativas e memórias, e apresentação de seus modos de ver e estar no mundo. Um cinema que
é também operador de mediações na complexa interrelação étnica e intercultural com a
sociedade indígena e não indígena, e com isso transcende a produção de imagens enquanto
forma de expressão artística


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GUSTAVO SORANZ GONCALVES
Externo ao Programa - 6217971 - IVANIA DOS SANTOS NEVES
Externo à Instituição - JULIANO JOSE DE ARAUJO
Presidente - 1082301 - LEANDRO RODRIGUES LAGE
Interno - 2534572 - ROSANE MARIA ALBINO STEINBRENNER
Notícia cadastrada em: 19/08/2024 15:30
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