Telas em Movimento: Práticas educomunicativas na Amazônia
Educomunicação; Amazônia; Telas Em Movimento; Periferia; Juventude.
Neste projeto de pesquisa buscou-se evidenciar o percurso de estudo sobre os jovens do Coletivo Telas Em Movimento e suas ações sociais e pedagógicas a partir de uma abordagem relacional da comunicação (FRANÇA, 2016). Utilizando a metodologia de pesquisa Investigação-Ação-Participativa [IAP] (FALS BORDA, 1987), metodologia de abordagem de construção colaborativa entre o pesquisador e os sujeitos. A partir da utilização de IAP podemos estudar essas práticas possibilitando tensionar como práticas educomunicativas pelos conceitos de Ismar Soares (2011) para que possamos compreender como as práticas comunicacionais do Coletivo Telas Em Movimento dinamizam possibilidades educacionais. Serão acionados os aportes teóricos de Paulo Freire (2011) com sua Pedagogia do Oprimido para que possamos teorizar as dinâmicas pedagógicas utilizadas pelo coletivo. bell hooks (2017) suas aplicações teóricas sobre utilizar a educação de forma política. Citelli e Costa (2011) sobre a educomunicação e seu campo de estudos e formação teórica e prática.