Jornalismo Especializado em turismo: novos modelos de conteúdo e distribuição no Instagram
Palavras-chave: Conteúdo especializado; Instagram; Jornalismo; Turismo.
A presente pesquisa sobre o jornalismo especializado em turismo objetivo estabelecer patamares de discussão e de compreensão dos conteúdos especializados na área de turismo em dois veículos comunicacionais digitais conectados: Instagram. Como hipótese de trabalho acredita-se que existe presença de características do jornalismo especializado nos conteúdos sobre turismo que circulam nas redes sociais citadas, resultado da migração de um modelo de negócio, gestão e distribuição tradicional da mídia. A pesquisa é do tipo qualitativa. Na coleta de dados considerou-se a entrevista como instrumento a fim de conhecer a realidade sobre turismo na região desde a perspectiva das comunicações. É apresentado também o modelo da Espanha intitulado Conta de @Paconadal, como exemplo de um veículo comunicacional inovador com conteúdo especializado sobre turismo nas plataformas digitais Instagram e Essa plataforma foi comparada aos conteúdos das contas de Instagram sobre turismo que focalizam Belém do Pará, om o intuito de compreender as modificações e as relações dos públicos com as produções informativas especializadas. Para auxiliar na discussão e argumentação teórica, traz-se uma revisão teórica sobre Jornalismo Especializado a partir dos autores Fernandez del Moral e Esteves (1993) e Conde (2005); para dialogar sobre as plataformas digitais e os novos ecossistemas mediáticos são importantes as contribuições dos autores Canavilhas (2013), Jenkins (2009) e Scolari (2011).