RESISTÊNCIA E DECOLONIALIDADE NO CINEMA INDÍGENA MEBÊNGÔKRE-KAYAPÓ DO PARÁ
cinema indígena. cinema decolonial. resistência. coletivo beture. cinema Mebêngôkre-Kayapó.
Esta pesquisa tece uma reflexão sobre o cinema indígena contemporâneo Mebêngôkre-Kayapó, a partir dos filmes e processos de produção dos cineastas indígenas do Coletivo Beture Cineastas Mebêngôkre-Kayapó, do Pará, para compreender como se manifestam os indícios ou sintomas de resistência, seja pelas ou nas imagens, na obra ou nesse fazer cinematográfico. Buscamos evidenciar os aspectos em que essa produção pode ser entendida como instrumento de luta e resistência diante do histórico de opressões e discursividades coloniais que os atinge como povos originários, como o cinema é apropriado e transformado em aliado somando-se a tais lutas, e em que dimensões isso ocorre ou se expressa. É uma pesquisa de natureza qualitativa feita com análise fílmica, entrevista semi-aberta e observação direta. O aporte teórico da pesquisa é interdisciplinar na medida em que alia aos estudos fílmicos e da imagem, a crítica latino-americana na perspectiva dos estudos decoloniais, assim como conceitos afins aos estudos indígenas advindos da antropologia e sociologia, que possuem convergência com o tema, a fim de compreender como se manifestam e se constituem os possíveis aspectos de resistência contidos no cinema Mebêngôkre-Kayapó.