Satisfação no trabalho: Um estudo no Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança
Palavras-chave: Satisfação no Trabalho, Centro de Saúde, Profissionais da Saúde.
A organização e a gestão dos processos de trabalho em saúde constituem eixos centrais da reordenação da atenção à saúde no Sistema Único de Saúde. A satisfação no trabalho envolve o vínculo afetivo do indivíduo com o seu trabalho e consiste em uma preocupação atual dos pesquisadores, tendo em vista o comprometimento no desenvolvimento do trabalho, o relacionamento entre a equipe e o cuidado com o usuário. Diante do exposto, o objetivo do presente estudo foi investigar e descrever a satisfação dos profissionais do Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (CASMUC), ambulatório vinculado a Universidade Federal do Pará. Para tanto, foi utilizado o Instrumento de Avaliação de Satisfação Profissional (IASP). Participaram desta pesquisa 25 profissionais, entre quipe técnica e médicos. O maior nível de satisfação foi identificado na dimensão “Qualidade da Prestação de Cuidados” (63,6%), seguido de “Melhoria Contínua da Qualidade” (61,2%) e “Qualidade do Local de Trabalho” (56,8%), refletido por aspectos que se relacionam com os recursos humanos, tecnológicos e financeiros. A percepção dos profissionais apontou valores inferiores a estudos semelhantes. Foram verificadas diferenças estatisticamente significativas entre as categorias profissionais, gênero, horas e tempo de serviço. Considerando as sugestões dos profissionais, recomenda-se maior investimento em recursos materiais, articulação com órgãos de gestão e estreitamento das relações interpessoais. É importante destacar a necessidade de ampliar a discussão acerca das condições de trabalho e de vida no serviço de saúde.