De “Terra da Macumba” a “Cidade de Deus”: as lutas de classificação, o conflito dos estereótipos e a polissemia das representações acerca da cidade de Codó-MA (1930-2000)
Cidade. Codó. Estereótipo. Macumba. Representação.
Este trabalho partiu do esforço em compreender como se formulou um arquivo de imagens e enunciados, ou seja, “verdades”, que deram visibilidade e dizibilidade à cidade de Codó-MA a partir da polissemia de representações, a saber, “terra da macumba”, “cidade de Deus”. A pesquisa se embasa em fontes de arquivo-processos-crimes, fontes orais, periódicos, imagens, cartografia, audiovisuais. Inicialmente, apresento a cidade de Codó, sua história e a teia de representações que ela congrega; a partir de uma cartografia dizi/visibilizo os locais de culto, terreiros, igrejas católicas e evangélicas a fim de refletir sobre as lutas de classificações existentes na urbe. Posteriormente, a partir da história de longa duração, analiso o processo de formulação de estereótipos acerca de sujeitos e práticas, partindo da análise de Códigos de Postura, Penal, Sanitário e processos-crimes que versavam sobre “curandeiros, pajés, feiticeiros”. Por fim, investigo os mecanismos discursivos usados pela mídia impressa e audiovisual que fizeram a cidade de Codó ser conhecida nacionalmente, ou seja, que dispositivos transformaram uma pequena cidade do interior do estado do Maranhão em “capital da magia negra”. Metodologicamente, a pesquisa fora construída por uma arqueogenalogia do saber, bem como embasada no paradigma indiciário. O trabalho foi construído dentro do métier histórico, mas teve diálogo interdisciplinar com a antropologia, geografia e sociologia. Destarte, esta produção acadêmica alcançou os objetivos de compreender como uma cidade do interior do Maranhão passou a ser ao mesmo tempo material e simbólica, além de realizar uma análise de discursos e imagens que fizeram de Codó um espaço de polissemia de representações, estigmas, estereótipos e lutas de classificações, logo, fora necessário lançar mão de uma grande quantidade de fontes, métodos, técnicas e diálogo disciplinar.