As narrativas didáticas sobre as entradas e bandeiras nos livros didáticos consumidos na região norte. (1996-2016)
Livro Didático; Entradas e Bandeiras; Tradição
O presente trabalho tem como objetivo o estudo de coleções didáticas aprovados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) entre os anos de 1996 e 2016, tendo como objeto de estudo as narrativas sobre as Entradas e Bandeiras na literatura didática. Realizamos o esquadrinhamento de diversas coleções didáticas para determinar como a narrativa didática bandeirante se constitui na literatura escolar. Inferimos a presença de diversos saberes e perspectivas no livro didático, estas ligadas à tradição, à historiografia e a abordagens pedagógicas. Neste sentido, pudemos comprovar que, embora o livro didático se constitua em uma mescla dos mais variados saberes, um especificamente se impõe: a tradição. A narrativa sobre as Entradas e Bandeiras é exposta destacando aspectos cristalizados por uma tradição e historiografia concebida entre o final do século XIX e começo do século em XX. Tal perspectiva é delineada preponderantemente no texto principal do livro didático, sendo ainda presente na exposição da mesma temática outra perspectiva que critica esta tradição, exposta nas caixas de texto, periféricas em relação ao texto principal. Assim, detectamos duas narrativas opostas usadas para explanar o mesmo tema. Contudo, pelo espaço e destaque dedicado a narrativa presente no texto principal, afirmamos que preponderantemente é a tradição que conduz a exposição sobre as Entradas e bandeiras.