Objetos entre contextos e significados: as coleções etnográficas do Museu Paraense Emílio Goeldi (1894-1905)
Coleção etnográfica, viajantes, rio Negro, rio Araguaia, rio Tapajós, rio Xingu.
O objetivo do projeto é estudar a formação e o processo de musealização de quatro coleções etnográficas do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), denominadas Lauro Sodré (1897), Henri Coudreau (1898), Frei Gil Vilanova (1901) e Koch-Grünberg
(1905). As quatro coleções foram escolhidas pela importância que têm no acervo etnográfico do MPEG, num período em que a instituição visava se consolidar no
cenário científico internacional, sob a liderança de Emílio Goeldi. E, também, por elas terem sido formadas e, de certa maneira, representarem três realidades distintas vivenciadas por viajantes e povos indígenas na Amazônia do final do século XIX e início do século XX: as duas primeiras foram formadas por um explorador a serviço do governo do Pará; a terceira, por um missionário dominicano que criou uma missão no rio Araguaia; e a quarta, por um etnólogo alemão a serviço do Königliches Museum für Völkerkunde. Os três estiveram em contato com distintos povos indígenas, em contextos complexos, mas que estão conectados por lugares, pessoas, ideias, objetos e instituições.