OS ÍNDIOS NO ENSINO ESCOLAR DE HISTÓRIA DO BRASIL: SEUS LUGARES, SUAS REPRESENTAÇÕES (XIX-XXI).
Ensino Escolar de História; Povos Indígenas; Educação.
Neste trabalho de dissertação de mestrado para o Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, da Universidade Federal do Pará, busco compreender, a partir de uma análise diacrônica, como o ensino escolar de História do Brasil abordou a temática indìgena em alguns momentos específicos entre meados do século XIX ao início do XXI. O objetivo principal é entender que lugar e que representações foram atribuídos aos povos indígenas, no ensino escolar de História do Brasil. Enquanto recorte temporal específico, estabeleço o período de ingresso da disciplina de história na educação básica brasileira por volta de meados do oitocentos até o ano de 2015 (ano de publicação das últimas obras didáticas analisadas). Utilizo, com fontes de análises, as propostas curriculares, a legislação educacional e sobretudo, os livros didáticos de História do Brasil, publicados no país. As obras didáticas ocupam um lugar de destaque nesta pesquisa, pela sua grande importância no processo de ensino e aprendizagem no país e coo fonte histórica nos últimos tempos.