Banca de DEFESA: JOSELENE FERREIRA MOTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSELENE FERREIRA MOTA
DATA: 08/07/2024

A UNIVERSIDADE COMO TERRITÓRIO DE RESISTÊNCIA E CONQUISTAS: o movimento sindical docente da
UFPA

Universidade Pública; Território; Movimento Sindical Docente; Resistência.

ÁREA: Geografia

O objetivo do estudo é analisar a concepção de universidade que vem sendo implementada no século XXI a partir da gestão e do movimento sindical dos e das docentes da Universidade Federal do Pará (UFPA) nas duas primeiras décadas dos anos 2000. Este período marca uma conjuntura complexa, caracterizada pelas consequências da reestruturação produtiva do capital que impactou as estruturas educacionais e sindicais, com fins de adequar os trabalhadores ao processo sociometabólico do ideário neoliberal pela incorporação dos preceitos mercantis para a vida humana. Parte-se da hipótese que mediante as disputas de projetos de classes os docentes universitários têm sido levados a incorporarem os preceitos neoliberais que os imputam práticas sociais sintonizadas aos aspectos do individualismo, do produtivismo e da competitividade. O que reflete de forma significativa e determinante na sua atuação político-sindical já que eles ingressaram na universidade em meio à conjuntura de desmonte da educação superior pública, precarização das condições de trabalho e da desvalorização do magistério, conjuntura que o limitam a compreender processo de contrarreforma da educação superior, seu papel protagonista diante da conjuntura de privatização da universidade pública, de criminalização e cooptação dos sindicatos, e dos limites político-ideológicos impostos aos trabalhadores dos dias atuais. Para o desenvolvimento da pesquisa o método adotado é baseado nas categorias da totalidade, mediação e contradição da teoria social marxiana que deverão ser articuladas às abstrações empíricas do objeto de estudo. O problema da tese é: qual a percepção de universidade e de movimento sindical dos docentes da UFPA admitidos no período de 2007 a 2020? A busca por resposta se deu em dois momentos: o primeiro, pela aplicação de formulário com questões que traçam o perfil da população de docentes da UFPA. E o segundo,pela realização de entrevistas semiestruturada em dois dos eixos temáticos: Concepção de universidade; Função social do professor do ensino superior; de Movimento sindical docente.

Presidente - 1876593 - ADOLFO DA COSTA OLIVEIRA NETO
Interno - 1541973 - CHRISTIAN NUNES DA SILVA
Interno - 1217020 - JOAO MARCIO PALHETA DA SILVA
Externo ao Programa - 3087734 - EDIVANIA SANTOS ALVES