Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON DA SILVA AVIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON DA SILVA AVIZ
DATA: 28/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

POR UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA INCLUSIVA: práticas pedagógicas no contexto da
deficiência visual.


PALAVRAS-CHAVES:

 Inclusão, práticas pedagógicas, educação geográfica, ensino.


PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

A pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal
do Pará, investiga as práticas pedagógicas inclusivas em Geografia para alunos com
deficiência visual. A Educação Especial como modalidade de ensino e a inclusão no Brasil
conforme pesquisas sobre a temática, enfrentam dificuldades em sua implementação. O
paradigma da inclusão que ganhou força nos anos 1980, ainda se depara atualmente com
práticas segregadoras nas escolas. A transição para a Educação Inclusiva, impulsionada por
marcos internacionais, exige mudanças nas práticas pedagógicas. No entanto, a formação
inadequada dos professores e a falta de recursos adequados são obstáculos. A pesquisa busca
analisar como as práticas pedagógicas favorecem a inclusão e o raciocínio geográfico de
alunos com deficiência visual, com foco nos anos finais do ensino fundamental na Escola de
Aplicação da UFPA. Trabalhando a partir do método dialético, a pesquisa tem como foco o
estudo de caso, visando compreender a complexidade do fenômeno em seu contexto natural.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2835103 - BENEDITA ALCIDEMA COELHO DOS SANTOS MAGALHAES
Interno - 3184119 - LEONARDO PINTO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2282762 - SUELEN TAVARES GODIM
Notícia cadastrada em: 27/05/2024 08:40
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1