A INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA DAS ESCOLAS DO CAMPO NA MICRORREGIÃO DE ALTAMIRA/ PARÁ
Educação do campo; desenvolvimento regional; microrregião de Altamira.
A educação do campo na Amazônia possui características específicas quanto a sua praticidade. Esta é a exercida a partir dos modelos aplicado mediante aos projetos de desenvolvimento em processo de execução há mais de setenta anos. Mesmo com toda a importância que essa modalidade representa para os camponeses, observa-se que esse vem continua sendo negligenciado nos dias atuais, somando-se a isso com mais intensidade em regiões em que são implantados projetos hidrelétricos, como é o caso da microrregião de Altamira/PA. Considerando a importância sociocultural e econômica das atividades camponesas na construção de seu território, onde a educação do campo representa a resistência desses sujeitos, apresenta-se de modo introdutório neste relatório, o tema pesquisado, a introdução com exposição dos seguintes elementos: problema, objetivos e objetivos. Sequencialmente apresenta-se a parte metodológica. Em seguida apresenta-se o primeiro capitulo, sistematizando a pesquisa, no qual expõe- se a revisão bibliográfica acerca do tema educação do campo como um direito para formação no território dos sujeitos, o desenvolvimento regional enquanto condição para a atual aplicação da educação no campo na área de estudo, bem como faz-se uma relação bibliográfica com resultados preliminares documentais. Por fim, apresenta-se uma projeção inicial do segundo debatendo sobre a influência da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e do terceiro capitulo, no qual faz-se a verificação norteadora desta pesquisa.