O CIBERESPAÇO E ENSINO DE GEOGRAFIA NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DE CASO DAS ESCOLAS DE REASSENTAMENTOS URBANOS COLETIVOS EM ALTAMIRA-PA.
TIDC, Ciberespaço, Ensino de Geografia, Escola Pública.
A rápida evolução das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), o crescente papel do ciberespaço e a emergência da cibercultura têm transformado profundamente o contexto educacional contemporâneo. Este estudo busca explorar as possibilidades que as escolas públicas, especialmente aquelas localizadas em bairros de reassentamento urbano coletivo (RUC), oferecem aos docentes de Geografia para a utilização dessas tecnologias no cotidiano escolar, especialmente no ensino fundamental do 6º ao 9º ano. Os objetivos específicos incluem: identificar os meios tecnológicos digitais disponíveis para os professores de Geografia; verificar se os docentes utilizam o ciberespaço em suas práticas de ensino; investigar os desafios enfrentados na integração das TDIC e do ciberespaço na rotina escolar, considerando as interfaces emergentes da cibercultura no campo da Geografia. Para os caminhos teórico-metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como explicativa. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, optou-se pelo estudo de caso, uma técnica que permite um aprofundamento e análise de especificidades frequentemente ignoradas no cotidiano. A coleta de dados será conduzida inicialmente por meio de observação direta no ambiente escolar, com o objetivo de conhecer mais detalhadamente o espaço e os professores de Geografia. Essa interação possibilitará a criação de um diário de bordo, onde serão registradas informações coletadas durante as conversas, observações diretas e reflexões obtidas. O público-alvo desta pesquisa serão os professores de Geografia que atuam no ensino fundamental da rede pública de educação de Altamira, visto que desempenham um papel central na prática educacional e na aplicação dos conceitos geográficos.