POR UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA INCLUSIVA: práticas pedagógicas no contexto da
deficiência visual.
Inclusão, práticas pedagógicas, educação geográfica, ensino.
A pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal
do Pará, investiga as práticas pedagógicas inclusivas em Geografia para alunos com
deficiência visual. A Educação Especial como modalidade de ensino e a inclusão no Brasil
conforme pesquisas sobre a temática, enfrentam dificuldades em sua implementação. O
paradigma da inclusão que ganhou força nos anos 1980, ainda se depara atualmente com
práticas segregadoras nas escolas. A transição para a Educação Inclusiva, impulsionada por
marcos internacionais, exige mudanças nas práticas pedagógicas. No entanto, a formação
inadequada dos professores e a falta de recursos adequados são obstáculos. A pesquisa busca
analisar como as práticas pedagógicas favorecem a inclusão e o raciocínio geográfico de
alunos com deficiência visual, com foco nos anos finais do ensino fundamental na Escola de
Aplicação da UFPA. Trabalhando a partir do método dialético, a pesquisa tem como foco o
estudo de caso, visando compreender a complexidade do fenômeno em seu contexto natural.