O Cinema como Subsídio de Ensino-Aprendizagem Sobre a Resiliência do Planeta Terra às Intervenções
Antrópicas.
Limites Planetários, Ensino de Geografia, Metodologias Ativas,
Cinema.
O presente trabalho apresenta proposta metodológica a partir de uma das metodologias ativas de ensino, tendo foco no princípio da inovação com a aplicabilidade do cinema no ensino de Geografia, para que o professor consiga trazer novos recursos didáticos e consiga alcançar metas positivas no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo principal deste trabalho é apresentar uma proposta didática para se trabalhar com os limites planetários dentro das salas de aula, ressaltando a importância da educação ambiental e da conscientização a cerca dos problemas que se
dão em meio ao espaço geográfico onde estamos inseridos. A pesquisa se estrutura por meio de levantamento bibliográfico sobre Metodologias Ativas, Geografias de Cinema, Ensino de Geografia e Limites Planetários, a seleção dos filmes, análise dos filmes para aplicação em sala de aula, aplicação da metodologia e coleta de dados após a aplicação. Foi feita uma seleção de filmes que abordam os Limites Planetários e a conscientização ambiental, onde podemos analisar e debater diversas questões de suma importância para a pesquisa. O uso do cinema como recurso metodológico é uma ferramenta inovadora pois é pode representar diversos temas e conceitos em uma única cena, pois além dos discentes terem uma nova visão acerca das obras, também aumentarão sua capacidade
de interpretação e criticidade. Portanto, esta dissertação traz em seu bojo a necessidade de renovar os métodos e técnicas utilizados dentro de sala de aula, no intuito de dar uma contribuição para o aprimoramento do sistema de ensino brasileiro.