O CIRCUITO INFERIOR DA ECONOMIA URBANA EM UMA CIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PORTO DE MOZ- PA
Amazônia; circuitos espaciais; Porto de Moz; cidades ribeirinhas; economia; circuito inferior.
Esta pesquisa tem por objetivo compreender a economia urbana de uma cidade ribeirinha da Amazônia, à luz da teoria dos circuitos espaciais da economia urbana o circuito superior e inferior, proposto por Milton Santos em 1970. O lócus dessa pesquisa é a cidade de Porto de Moz/PA, localizada no Baixo Xingu (mesorregião do Baixo Amazonas), na confluência entre o Rio Xingu e o Rio Amazonas. O foco de análise da pesquisa é compreender através da teoria dos circuitos, a economia urbana de uma cidade ribeirinha, tendo em vista que as pequenas cidades ribeirinhas da Amazônia, apresentam particularidades no que tange a sua formação, a relação com o rio e os modos de vida tradicionais. Desse modo, as dinâmicas e os elementos dessas cidades se diferem das demais regiões, pois muitas surgiram durante a colonização na Amazônia e através dos projetos desenvolvimentistas na região. Nesse sentido, as cidades ribeirinhas da Amazônia apresentam uma economia inferior e tradicional, tem-se como hipótese que a cidade de Porto de Moz está pautada em uma economia inferior que contribui direta e indiretamente para a economia local. Através da realização da pesquisa de campo por meio de (registros fotográficos/aéreos, aplicação de formulários junto aos agentes comerciais, além de mapeamento cartográfico), constatou-se que a cidade de Porto de Moz apresenta mais elementos e características do circuito inferior e do circuito superior marginal, uma vez que a cidade agrega diferentes agentes econômicos, como pescadores, vendedores ambulantes, camelôs etc., esses agentes locais contribuem de forma significativa para a economia local e regional da cidade, pois estabelece relações econômicas com os demais municípios da região ao seu entorno, e também, possui relações econômicas com a RESEX, que faz parte do território.