NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS, PROFESSORES DE GEOGRAFIA E ESTUDOS AMAZÔNICOS: UM OLHAR SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE EM ALTAMIRA/PA
Identidade docente; Narrativas (auto) biografias; Geografia; Estudos Amazônicos; compreensão cênica.
Este trabalho trata-se de um relatório de atividades para exame de qualificação de dissertação de
mestrado em Geografia, curso ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFPA), é
dividido em partes, primeiramente inicia-se com a minha história de vida em forma de narrativa (auto)
biográfica, logo em seguida relato as atividades que participei no primeiro ano de mestrado: as aulas,
eventos acadêmicos, estágio docente e prova de proficiência e posterior será abordado sobre o tema da
pesquisa. O trabalho aqui exposto é uma pesquisa em busca da identidade docente dos professores de
|Geografia, mas que ministram aulas em Estudos Amazônicos, tendo como objetivo geral, identificar o
perfil docente dos profissionais que são formados em Geografia, mas que atuam como professores de
Estudos Amazônicos nas escolas públicas de ensino básico em Altamir/PA, e essa busca da identidade
docente dos professores se dará pelas narrativas (auto) biográficas e metodologia Histórias de Vida,
sendo o método de análise a Compreensão Cênica. A compreensão cênica é um método utilizado para
interpretação de dados, principalmente no que tange pesquisas de cunho narrativo, buscando entender
a historicidade do narrador, as etapas deste trabalho iniciaram com pesquisa bibliográfica de textos
que retratam a (auto)biografia, narrativas de Vida, formação docente, o referencial teórico lido e
utilizado serviram para embasamento do conteúdo estudado, após o embasamento teórico iniciará a
produção de dados através das narrativas dos professores e professoras de Geografia, na busca de
entender e identidade docente deste, entender quem é este sujeito professor de Geografia.