DESTERRITORIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM
ALTAMIRA-PA FACE A UHE BELO MONTE: UM ESTUDO DAS
TERRITORIALIDADES NO RUC JATOBÁ.
Altamira-PA, Território, Territorialidades, Crianças e
Adolescentes, UHE Belo Monte.
A desterritorialização sofrida pelas crianças e adolescentes na cidade de Altamira,
Sudoeste Paraense, desencadeou rupturas drásticas nas condições de vida das
crianças e adolescentes, sobretudo, nas materialidades e imaterialidades
preexistentes. Em tal premissa, tem por objetivo analisar as territorialidades de tais
sujeitos/atores sociais no RUC Jatobá. No entanto, tal análise é um desafio, pois no
meio acadêmico brasileiro, há uma carência das ciências em discussões
empreendidas na defesa das crianças e adolescentes, sobretudo, na Geografia, em
considerar esses sujeitos/atores como protagonistas e participantes da vida em sua
totalidade, e como, objetos de pesquisas cientifica. Neste ínterim, a presente
dissertação se sustenta, utilizando a Dialética como método para analisar as
territorialidades das crianças e adolescentes no Reassentamento Urbano Coletivo
Jatobá, em função da desterritorialização ocasionada pela UHE Belo Monte. Dessa
forma adotou-se como procedimentos metodológicos entrevistas semiestruturadas
com os sujeitos crianças e adolescentes, levantamento documental através dos
órgãos públicos instalados no RUC Jatobá como a Creche e o Unidade de Saúde,
dados e entrevistas com membros do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB)
e Conselho Tutelar de Altamira. Obtendo como resultado territorialidades distintas,
porém com rupturas nas bases imateriais, fragilizadas e inseguras quanto a reprodução
do espaço social em não se sentirem pertencentes há um território-lugar.
Importante frisar que a presente dissertação foi executada com o apoio do Grupo de
Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (GEDTAM-UFPA
Altamira).