Banca de DEFESA: RENATO LENO CUNHA ALMEIDA

DISCENTE: RENATO LENO CUNHA ALMEIDA
DATA: 15/07/2024
LOCAL: Online

A segurança pública e o planejamento estratégico

Segurança Pública, Percepção de Segurança, Planejamento Estratégico, Polícia Militar, Política de Segurança Pública

ÁREA: Sociologia

Introdução/importância: O Plano Estratégico da Polícia Militar do Estado do Pará 2015-2025, foi elaborado seguindo métodos e técnicas aplicados em diversas empresas privadas com sucesso. Na Perspectiva de Sociedade, tem no objetivo 3 - Aumentar o Sentimento de Segurança da População. Neste estudo levanta-se a questão se é possível mensurar esse “sentimento de segurança”, visando contribuir com uma crítica, para que os futuros planos tenham como parâmetro a análise feita neste estudo, e para correlação com futuros estudos ou mesmo outros planos estratégicos elaborados futuramente pela Polícia Militar do Estado do Pará. Objetivo: Verificar se a sensação de segurança da população pode ser utilizada como critério de avaliação do Plano Estratégico da Polícia Militar do Estado do Pará 2015-2025. Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter interdisciplinar, aderente a linha de pesquisa políticas, gestão, direitos humanos, criminalidade e tecnologia da informação, de finalidade básica e natureza quantitativa, do tipo exploratória e descritiva, realizada por meio de dados secundários sobre criminalidade obtidos junto a Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal, e de dados secundários sobre pesquisas aplicadas obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o estudo utiliza métodos documentais para coletar e analisar dados. Resultados: A pesquisa destacou a importância das percepções subjetivas de segurança na formulação, gestão e avaliação de estratégias de segurança pública. Especificamente, foram analisados os aspectos que afetam a sensação de segurança, e como esses aspectos podem influenciar a implementação e a avaliação do Plano Estratégico da Polícia Militar do Pará (2015-2025). Os principais achados indicam que fatores como escolaridade, gênero, etnia, estado civil, e localidade urbana têm impactos significativos na sensação de segurança da população. Conclusão: A modernização e a adaptação organizacional da polícia são essenciais para lidar com esses desafios, destacando a necessidade de considerar a percepção pública como um critério-chave na avaliação da eficácia do planejamento estratégico. A pesquisa sugere ainda a realização de estudos multidisciplinares futuros para aprimorar os serviços da Polícia Militar, enfatizando a relevância de incorporar variáveis não diretamente ligadas aos dados operacionais da corporação para obter insights mais abrangentes. Além disso, o trabalho dedicou-se não só a uma análise da segurança pública, mas também a explorar como a cultura do planejamento estratégico pode aproximar a Polícia Militar da sociedade, contribuindo para a melhoria organizacional e a confiança pública.

Presidente - 3285740 - ANDREA BITTENCOURT PIRES CHAVES
Externo à Instituição - EDSON PAIVA SOARES NETO
Interno - 2244246 - MAELY FERREIRA HOLANDA RAMOS
Interno - 1269902 - RENATO HIDAKA TORRES