DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA PARA EXPLICABILIDADE DE TIPIFICAÇÃO DE CRIMES EM BOLETINS DE OCORRÊNCIA POLICIAL
Delegacia Fluvial; crimes fluviais; formação inicial e continuada; policiais civis.
Introdução/Importância: Objetivo: Analisar a realidade da formação dos policiais civis lotados na Delegacia de Polícia Fluvial para atuar em operações a bordo de embarcações. Método: Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com enfoque quantitativo, exploratório e descritivo. No que diz respeito ao procedimento técnico trata-se de um estudo documental de fonte secundária, em que foram analisados dados fornecidos pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal, bem como do Grupamento Fluvial. Foi realizado também um estudo do tipo levantamento (e-survey), em que foram analisadas as respostas de 24 policiais civis, acerca da sua formação inicial e continuada, por meio de um questionário de autoria própria. Resultados: Relevaram-se dados acerca do (Artigo 1). Quanto à formação dos policiais da Delegacia Fluvial está dissociada dos princípio e diretrizes da Política Nacional de Segurança Pública e das respectivas ações estratégicas constantes no Plano Estadual de Segurança Pública, pois se identificou a ausência de disciplinas na formação inicial e inexistência de formação continuada ofertada polícia civil voltados a operação com embarcações policiais Além insuficiência de conhecimentos dos cursos de habilitação ofertados Marinha do Brasil que não suprem a necessidade de técnicas policiais, como abordagens a embarcações, tiro embarcado, patrulha rural e outros (Artigo 2). Conclusão: A pesquisa encontrou o seu objetivo ao demonstrar a importância da formação continuada aos policiais da Delegacia Fluvial, pois para realizarem com excelência a repressão de crimes como a “pirataria fluvial” que tiram a paz aqueles que navegam pelos cursos d’água, precisa-se adquirir conhecimentos que fogem da realidade de formação inicial dos policiais, sendo importante aproveitar os perfis dos agentes, escolhendo-os com critérios objetivos, de experiência, formação, além de haver capacitação ao ingressar na unidade.