Banca de DEFESA: CLÁUDIO LUCIANO MONTEIRO DE OLIVEIRA

DISCENTE: CLÁUDIO LUCIANO MONTEIRO DE OLIVEIRA
DATA: 10/07/2024
LOCAL: Usina da Paz Cabanagem

Territórios Pelas Paz: política pública para a redução da criminalidade no bairro Cabanagem – Belém – Pará – Brasil

Política de Segurança Pública; Vulnerabilidade Social e Criminalidade; Territórios Pela Paz.

ÁREA: Sociologia

Introdução/Importância: O contexto vigente é de um cenário nacional onde a questão da criminalidade, sobretudo a criminalidade violenta, toma cada vez mais destaque como um dos maiores fatores de incomodo da vida em sociedade. Com este quadro ganha relevância o entendimento de que a problemática da criminalidade é um fenômeno com múltiplas causas, e que justamente por isto não pode ser enfrentado apenas pelo sistema de segurança pública e justiça criminal, pois apesar da grande importância destes atores, que têm suas atuações caracterizadas pelo viés predominantemente repressivo, se vislumbra a necessidade de incluir de modo mais robusto o uso de políticas e programas voltados para a prevenção da violência. Ao se atribuir mais protagonismo para intervenções preventivas no enfrentamento da criminalidade, merecem destaque as políticas de natureza intersetorial, e que assim envolvam as mais diversas áreas da entrega de serviços estatais, com atribuição de relevância para as áreas de educação, esporte, lazer, cultura e formação profissional, indo-se assim além da área estritamente policial no lidar com criminalidade. Objetivo: Avaliar a eficácia da política pública Territórios Pela Paz (TerPaz) no bairro Cabanagem (Belém, Pará, Brasil), por meio da análise da evolução dos índices de criminalidade violenta com uso dos indicadores de CVI mais roubo, e das percepções da população atendida pelo programa. Método: Para o alcance desse objetivo, utilizou-se neste trabalho de Pesquisa documental, no caso os registros de boletins de ocorrências policiais cujos dados foram fornecidos pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC) ligada a SEGUP, produzidos tanto pela presença das vítimas nas Delegacias, quanto pelas apresentações feitas pela PM, sendo, portanto, de fonte secundária; ao que se soma a seleção de bibliografia acadêmica afeta ao tema. No contexto da abordagem quantitativa se fez uso da técnica Survey face a face, quando foi aplicada considerando a amostra representativa do universo de moradores com 18 anos ou mais anos de idade de idade, residentes há mais de 5 cinco anos no bairro Cabanagem, município Belém, Pará, neste ponto se buscando a colheita de percepções da população sobre a política pública TerPaz.  Resultados: No que tange a análise da evolução dos índices de criminalidade violenta com uso dos indicadores de crimes violentos letais intencionais (CVI) e roubo, ao se comparar os dados de CVLI da cidade de Belém com os do local da pesquisa usando como referência os anos de 2018 e 2023, nos delitos que integram CVLI se constata que houve uma redução de -91,17% no bairro Cabanagem, enquanto na cidade de Belém essa redução foi de 76,54%, o que configura diminuição -15,17% maior na Cabanagem do que a registrada em todo o município de Belém no mesmo período. Também No crime roubo o local pesquisa apresenta maior redução no número de registros, no caso -64,6%, na Cabanagem, enquanto em toda a capital Belém a redução foi de -58,4%. Com relação a avaliação da percepção da população sobre os impactos da política pública Territórios Pela Paz no bairro Cabanagem, Belém, Pará, Brasil.

Presidente - 379.338.502-78 - CÉSAR MAURÍCIO DE ABREU MELLO - UFPA
Interno - 3210370 - EDSON MARCOS LEAL SOARES RAMOS
Externo à Instituição - JULIO ALEJANDRO QUEZADA JELVEZ
Externo à Instituição - SAMIRA BUENO NUNES