Banca de DEFESA: PRISCILLA TEREZA DE ARAÚJO COSTA MOREIRA

DISCENTE: PRISCILLA TEREZA DE ARAÚJO COSTA MOREIRA
DATA: 24/06/2024
LOCAL: Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MPPA)

Atendimento aos adolescentes usuários de drogas que cumprem medida socioeducativa de internação: uma Proposta de Plano de Intervenção.

adolescência; ato infracional; desengajamento moral; droga.

ÁREA: Sociologia

Introdução/importância: O uso de drogas por adolescentes que estão envolvidos com a prática de ato infracional é um fenômeno com potencial de acarretar inúmeros prejuízos ao desenvolvimento humano e requer o desenvolvimento de ações intersetoriais e específicas a este público, de modo que possa ser assegurado a interrupção da trajetória infracional e restabelecimento da saúde física e psicológica dos envolvidos. Objetivo: desenvolver um Plano de Intervenção Socioeducativo aplicado a adolescentes usuários de drogas que cumprem medidas socioeducativas, a partir da avaliação do desengajamento moral e das políticas de ressocialização. Metodologia: Quanto a natureza da pesquisa ela é aplicada, com abordagem do problema quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Quanto ao procedimento é uma pesquisa do tipo documental tendo como fonte, os dados disponibilizados pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fasepa) referente ao quantitativo de adolescentes que cumpriram medidas socioeducativas na Unidade de Atendimento Socioeducativo de Internação Masculina, UASE-IMA I, localizada no município de Ananindeua, estado do Pará, Brasil, no período de janeiro de 2020 a março de 2023. Também foi realizada uma pesquisa de campo com uma amostra de 4 socioeducandos usuários de drogas que cumpriam medida socioeducativa de internação na UASE I- IMA I, Ananindeua, escolhidos por critério de conveniência e disponibilidade, tendo como instrumento de coleta um roteiro de entrevista aberta. Os dados da pesquisa foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Principais Resultados: Observou-se que os socioeducandos usuários de drogas que cumpriram medida socioeducativa de internação na UASE I, no período entre janeiro de 2020 a março de 2023, caracterizam-se por serem pretos e pardos, entre 15 e 16 anos, baixa escolaridade (ensino fundamental), a droga ilícita mais utilizada foi a maconha, não reincidentes, com tempo de consumo de drogas superior a 1 ano e com registro de familiares também envolvidos com o uso de drogas. A pesquisa de campo apontou a presença dos seguintes processos mentais de desengajamento moral: atribuição de culpa, justificativa moral; comparação vantajosa; deslocamento de responsabilidade, linguagem eufemística, difusão da responsabilidade e desprezo, minimização ou distorção das consequências. Sobre a política pública de ressocialização voltada para este público específico, observou-se que o tratamento de desdrogadição disponibilizado está centrado no atendimento do CAPS. Entre os produtos, apresenta-se um plano de intervenção socioeducativo contendo 3 instrumentos instrucionais: (i) cartilha (ii) revista em quadrinho e (iii) infográficos. Conclusões: Os resultados apontaram o contexto de vulnerabilidade em que os socioeducandos usuários de drogas estão inseridos, não só pelo risco de comprometimento da sua saúde física e mental, mas também em razão da baixa escolaridade e por histórico familiar de uso de drogas. assim. Revela-se importante a realização de intervenções intersetoriais e direcionadas ao contexto de uso de drogas, além do incentivo de condutas proativas e de adesão ao tratamento de desdrogadição, de modo que possa ser alcançada a ressocialização dos adolescentes usuários de drogas que cumprem medidas socioeducativas.

Presidente - 2244246 - MAELY FERREIRA HOLANDA RAMOS
Interno - 1269902 - RENATO HIDAKA TORRES
Externo à Instituição - EMMANUELLE PANTOJA SILVA
Externo à Instituição - ERIKA CRISTINA DE CARVALHO SILVA PEREIRA