DA ANTIGA PERSEGUIÇÃO AO ASSÉDIO MORAL: O PERCURSO DA VIOLÊNCIA SUBJETIVA A PARTIR DA AUSÊNCIA DE RELAÇÕES DIALÓGICAS E PERCEPÇÃO DE ALTERIDADE EM BUBER E LEVINAS
Assédio Moral, Relações Sociais, Valores Morais, Ausência do diálogo, Perda da Percepção da Alteridade.
O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção de 8 (oito) pessoas sobre o assédio moral vivenciado em diferentes contextos das suas interações sociais. A pesquisa é de cunho qualitativa e interpretativa, tendo sido realizada na Região Metropolitana de Belém/ Pará, no período de março a julho de 2014, tendo como base um roteiro de entrevistas formuladas a partir de questões abertas, que permitiram o levantamento de temas relevantes a partir da expressão verbal e não-verbal dos sujeitos. O método utilizado foi o fenomenológico a partir da compreensão de que o assédio moral está presente nas relações sociais em diferentes ambientes, entretanto, este fenômeno tende a se acentuar a partir da complexidade social, principalmente nas relações de trabalho da sociedade atual. Obtivemos também, como suporte metodológico, o relato de 2 (dois) moradores de uma comunidade ribeirinha, os quais contribuíram bastante para nossa compreensão sobre o fenômeno. A análise dos discursos foi a técnica utilizada para compreensão da linguagem, a partir do relato dos entrevistados. Nossa conclusão é de que o fenômeno do assédio moral vem sofrendo transformações ao longo do desenvolvimento social e emerge hoje, principalmente, pela ausência do diálogo e perda da percepção de alteridade nos relacionamentos, tendo como fundamento as teorias de Buber e Levinas. A fragmentação social vem acirrando os conflitos nas relações interpessoais, os quais por sua vez afetam a saúde física e psicológica dos indivíduos, rebaixando sua autoestima e trazendo prejuízos para o desenvolvimento emocional das pessoas, além de dificultar sua adaptação ao convívio social saudável. Finalmente, a partir de uma abordagem transdisciplinar, apresentamos sugestões que possibilitem a transformação das relações sociais, reforçando os valores éticos que estimulem a reflexão e o diálogo sobre nossas interações sociais, visando maior participação e cooperação social.