PIRATEIRO É QUEM VENDE: UM ESTUDO SOCIOANTROPOLÓGICO SOBRE OS VENDEDORES DE CDS E DVDS DA FEIRA DO GUAMÁ (BELÉM-PA)
Pirateiros, mídias piratas, vendagem de CDs e DVDs.
O objetivo deste trabalho é compreender antropologicamente a vida social e econômica dos Pirateiros do bairro do Guamá, em Belém (PA). Esta pesquisa utilizou como metodologia de pesquisa, recursos etnográficos e questionários com perguntas abertas e fechadas, entrevistas formais e informais, e como técnica, o gravador de voz. Os Pirateiros são antes de tudo sujeitos que vendem mídias de CDs e DVDs “piratas”. A identidade Pirateira não deve ser confundida com a de um simples camelô, ou autônomo, ou pirata. A pesquisa traz ainda uma contextualização do bairro e uma discussão densa sobre o mercado e a dádiva, relacionando a discussão com a Antropologia Econômica, buscando subsídios teóricos e práticos para a compreensão da venda e compra das mídias. Por fim, este trabalho pretende descrever, analisar, explicar e compreender a vida social e cultural dos Pirateiros do Guamá.