Banca de QUALIFICAÇÃO: ELEN LIMA FORTUNATO DE AZEVEDO

DISCENTE: ELEN LIMA FORTUNATO DE AZEVEDO
DATA: 25/07/2024
LOCAL: PPGCP/google meeting

A DESCONFIANÇA NO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO APÓS AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2018 E AS CONSEQUÊNCIAS PARA AS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS

confiança; integridade eleitoral; legitimidade; democracia.

ÁREA: Ciência Política
SUBÁREA: Comportamento Político
ESPECIALIDADE: Atitude e Ideologias Políticas

Esta pesquisa busca verificar a relação entre percepção negativa de integridade eleitoral e confiança nas instituições democráticas brasileiras, a saber, Partidos Políticos, Congresso Nacional, Poder Executivo e Poder Judiciário.  A agenda de pesquisa sobre integridade eleitoral tem avançado nos últimos anos, sobretudo em razão do seu reconhecimento como pressuposto necessário à estabilidade da democracia, o que é relevante, uma vez que o fenômeno político do retrocesso democrático tem sido observado nos diferentes continentes, repetindo padrões como desconfiança dos cidadãos nos sistemas políticos, polarização política e ascensão de figuras autoritárias ao poder.Considerando, portanto, que a confiança do cidadão nas instituições e na correição das eleições é crucial à estabilidade e legitimidade da democracia representativa, esta pesquisa visa testar a relação entre percepção de falta de integridade eleitoral e confiança nas instituições após as eleições presidenciais brasileiras de 2018. Para tanto, serão observados dados obtidos dos relatórios de 2018/2019, 2021 e 2023 do Latin American Public Opinion Project - LAPOP, da Vanderbilt University. Será utilizada a técnica Análise Fatorial Exploratória, a fim de produzir a variável dependente “confiança nas instituições”, que será testada juntamente à variável independente “percepção de falta de integridade eleitoral”, no modelo de regressão logística ordinal. Espera-se, ao final, demonstrar que a percepção de falta de integridade eleitoral é fator de deslegitimação das instituições, de modo que a opinião do cidadão sobre a qualidade das eleições é fator estatisticamente relevante para a sua confiança nas instituições democráticas e gera impacto em seu comportamento político.

Presidente - 3258363 - LUCAS TOSHIAKI ARCHANGELO OKADO
Interno - 1720577 - GUSTAVO CESAR DE MACEDO RIBEIRO
Externo à Instituição - SÉRGIO SIMONI JÚNIOR
Notícia cadastrada em: 22/07/2024 16:23