UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA PROPAGANDA POLÍTICA PAGA NO FACEBOOK NAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS DE 2018
Comunicação política, campanha eleitoral no Facebook, internet e democracia
Esta dissertação avalia como o impulsionamento de conteúdo no Facebook foi utilizado por Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) na disputa pelos votos de centro-esquerda nas eleições presidenciais do Brasil em 2018, tendo como pano de fundo o conceito de democracia do público, formulado por Bernard Manin. Para isso, são analisadas as publicações impulsionadas, registradas na Biblioteca de Anúncios do Facebook, com o objetivo de verificar se as estratégias apresentam características da democracia do público. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa com levantamento dos dados e análise do conteúdo. Conclui-se que houve a utilização de micro direcionamentos de conteúdo para regiões, faixas etárias e gênero, bem como as publicações impulsionadas apresentam características da democracia do público como a personalização, divulgação das ações realizadas pelos candidatos e resposta a termos colocados durantes a campanha, confirmando as hipóteses levantadas.