HGPE X TWITTER: Análise do conteúdo produzido pelos principais candidatos à Prefeitura de Belém do Pará na eleição de 2020
Eleições. Twitter. HGPE. Campanha.
O presente projeto de dissertação investiga a relação entre o conteúdo dos programas do horário
gratuito de propaganda eleitoral (HGPE) dos dois candidatos mais votados para o cargo de
prefeito de Belém do Pará em 2020 e as principais pautas levantadas pelo eleitorado e pelos
candidatos no Twitter. O objetivo principal é identificar as semelhanças e diferenças entre o
conteúdo voltado para a mídia tradicional e para a internet. Para isso, a metodologia da pesquisa
foi construída a partir da associação de métodos mistos. A primeira etapa deste trabalho busca
contextualizar o objeto de pesquisa a partir de uma revisão teórica, mapeando a produção
acadêmica sobre a relação entre HGPE e Twitter. Após, será feita a análise dos dados
secundários disponíveis sobre as duas esferas de comunicação no recorte ora proposto,
classificando os temas por conteúdo e quantidade. Ao final, serão expostos os resultados e
conclusões trazidos a partir do exame dos dados.