Indumentárias que categorizam e provocam sentidos: um estudo sobre a cultura material e o consumo dentro do universo do homem gay belenense
Homens gays; Consumo; Cultura material; Categorias sociais; Sociabilidades.
Diante dos elementos que compõem as paisagens da noite gay belenense, as vestimentas dos atores são um dos fatores que ajudam a tecer a imagem destes locais, revelam um estilo de vida e influenciam nos processos de sociabilidades. Por meio dos vestuários é possível que os indivíduos se reconheçam enquanto membros pertencentes do movimento LGBTQ+ e são criadas categoriais sociais a partir do uso das peças de roupas, das marcas escolhidas, dos tipos e formas de tecidos, entre outros elementos que influenciam de forma direta neste reconhecimento. Portanto, este estudo etnográfico parte de uma experiência sensorial referente à duas casas noturnas de Belém e tem como intuito compreender como os homens gays da contemporaneidade identificam e categorizam os seus pares a partir do consumo da cultura material por meio da ideia do agenciamento que as indumentárias provocam nos indivíduos.