“BALAIO DE MEMÓRIAS, SABERES E FAZERES QUILOMBOLAS”: Pedagogias ancestrais em diálogo com algumas Escolas do Território Quilombola de Jambuaçu-Moju/Pará”
Memória; Educação escolar quilombola: saberes quilombolas; R-existência quilombola.
Este trabalho, desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Antropologia da UFPA, analisa os processos educativos e de re-existência cultural em algumas escolas do Território Quilombola de Jambuaçu-Moju/PA. Motivado através da luta por re-existências trazendo vivências de lutas e identidades que herdamos dos nossos entes queridos e que sustenta nossa ancestralidade há mais de quinhentos anos. Trata-se de uma imersão etnográfica que busca pôr evidências e fomento a práticas “subversivas e escamoteadas” pelo movimento em prol da educação escolar quilombola, traçada entre a militança em movimento e o exercício no chão da escola em Quilombos, estratégias invisibilizadas, “currículos ocultos – escamoteados”, mas nem sempre assim, saberes e fazeres sendo desenvolvidos de forma colaborativa com métodos da interdisciplinaridade, reverberando com estratégias centenárias dos povos quilombolas porém que também corroboram com tensões na construção de uma escola não racista e o reflexo da capacitação de profissionais da educação da Rede de Ensino do Município de Moju – Pará, inseridos nas Comunidades Quilombolas desta pequena parte da Amazônia.