ENTRE CABOCLOS, MESTIÇOS E OUTRAS ALTERIDADES: OS SIGNIFICADOS DE “SER PARAENSE” A PARTIR DA PUBLICIDADE PRODUZIDA EM BELÉM DO PARÁ
Paraense; Publicidade; Belém; Identidades.
Este trabalho tem o objetivo de investigar os significados de ser paraense a partir da publicidade produzida em Belém do Pará, seja ela veiculada em TV aberta ou criada para a internet e consequentemente exibida em mídias sociais como Facebook, Twitter, Instagram ou mesmo o site de vídeos compartilhados, YouTube. O cerne desta tese está em perceber os sinais diacríticos, as práticas e os costumes acionados nas peças publicitárias que remetem à construção de uma identidade tida como paraense. A análise será feita a partir das perspectivas de produtores, atores, criadores de comerciais, spots, imagens, vídeos e comerciais escolhidos por mim, ou sugeridos pelo recorte de oito interlocutores da pesquisa em função das questões levantadas sobre o “ser paraense”. Esses diálogos ocorreram a partir de entrevistas abertas, previamente agendadas, contando com a devida autorização para a gravação dos diálogos entre os anos de 2016 e 2017. Em síntese, a principal questão é responder a pergunta sobre o que é ser paraense a partir do que está sendo veiculado nesse meio midiático que é a publicidade? Esta tese procurará, então, discutir de que forma os sujeitos envoltos na criação, produção e execução desses comerciais constróem suas narrativas sobre a identidade paraense e como elas estão pautadas em referência associadas à etnicidade, à classe, dentre outros marcadores sociais.