Colonização e modelo educativo rural na comunidade de Arara do povo Tikuna na Amazônia colombiana
Escola, colonização, Tikuna, Amazônia colombiana, Missão Capuchinha
O estudo problematiza o modelo educativo rural do Governo Nacional na Colômbia a partir do estudo de caso na escola da comunidade de Arara do povoTikuna. Desde finais do século XIX e princípios do XX, quando o governo colombiano delimita suas fronteiras na região amazônica oriental onde se localiza parte deste povo, na divisa com o Brasil e o Peru, tem sido essencial no seu processo de expansão e colonização a ajuda da Igreja Católica para a evangelização dos diversos povos da Amazônia, em função do controle do território. Assim, o acionar das missões, neste caso capuchinhas, é um antecedente central para entender a formação e o modelo das primeiras instituições educativas em diversas comunidades, inclusive a Arara. A partir deste contexto histórico caracterizo uma cotidianidade vivida na comunidade e na escola, ao qual pretendo vincular o modelo das missões com o sistema de educação atual, promovido pelo Ministério de Educação Nacional. Procuro, ainda, evidenciar certos discursos das pessoas da comunidade, especialmente professores, os quais, além da imposição colonizadora da Igreja e do Estado, senta as bases de olhares diversos dos ideais de escola para a comunidade. Por fim, analiso o modelo de educação do Estado-nação que tem se caraterizado por seu despotismo e imposição de modelos de sociedade e formas de conhecimento que levam ao controle e a homogeneização a grupos humanos em contextos de diversidade de tradições.