Narrativas Interculturais na sala de aula: Antropologia e Educação no Marajó (Breves-PA)
Antropologia. Educação. Narrativas. Interculturalidade.
A pesquisa tem como objetivo cartografar narrativas construídas por alunos do ensino médio e superior acerca de suas trajetórias de vida compartilhadas em ambientes de sala de aula. Como objetivos específicos, pretende identificar temáticas emergentes em narrativas socializadas por alunos do ensino médio e superior em circuitos da sala de aula e mapear marcadores de identidade/etnicidade, gênero/sexo e religião em narrativas desses agentes no campo educacional, bem como sentidos e significados construídos nesses processos de identificação das experienciais socioculturais. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se nas fronteiras da Antropologia com a Educação, sustentada pelo fazer etnográfico em ambientes da sala de aula. Para apresentar os primeiros achados da pesquisa o presente texto está organizado em três seções: a primeira traz a introdução contendo o objeto de estudo, os objetivos da pesquisa, os procedimentos metodológicos, assim como algumas categorias e conceitos analíticos a serem utilizados no desenvolvimento da pesquisa. Na segunda seção, o primeiro capítulo trata de uma breve apresentação de como vem sendo estudada e realizada a interface entre Antropologia e Educação no Brasil e os principais estudiosos(as) nesta área, que não é uma nova criação, mas que pretende ser um processo interdisciplinar entre os dois campos do conhecimento. Já a terceira e última seção, explora o cotidiano das vivências em dois campos de atuação etnográfica: a sala de aula do ensino médio e a sala de aula do ensino superior. Os resultados iniciais apontam que entre as narrativas, as com maior regularidade estão as que se referem ao preconceito em relação ao cabelo e a cor da pele, sofrido em particular por narradoras e que ficaram registradas em suas memórias, mas que também foram importantes para seu autoconhecimento e reconhecimento. Antropologia e Educação no ensino, médio e superior, ainda são campos de conhecimento vistos de forma distintos, com isso temáticas voltadas a estes dois campos que poderiam ser exploradas de forma interdisciplinar são silenciadas.