Os artefatos podem jogar? A digitalização do patrimônio arqueológico em jogos eletrônicos
Arqueologia Pós-Processual; Archaeogaming; Cibercultura; Ciberarqueologia; Jogo da Cabanagem.
Destaca a utilização de elementos arqueológicos no campo digital e a influência dos jogos eletrônicos no tocante à teoria arqueológica. Pauta-se em conceitos antropológicos ligados a Cultura e Interação aplicados ao contexto imaterial do ciberespaço, da cibercultura e da ciberarqueologia. Isto posto, analisa os estudos acerca da cultura material em espaços imateriais, elucidando o que seriam os pixels e de que forma eles estão inseridos na vida humana e, por conseguinte, na Arqueologia. Tem por objetivo compreender as variadas formas que o patrimônio arqueológico se apresenta em contextos palpáveis e não palpáveis. Utiliza como Estudo de caso um jogo desenvolvido pelo Laboratório de Realidade Virtual da Universidade Federal do Pará, intitulado "Jogo da Cabanagem". Aplica metodologia inspirada por estudos pautados na Arqueologia Pós-Processual e analisa de forma arqueológica os vestígios digitais presentes no estudo de caso. Elabora entrevistas semiestruturadas com os desenvolvedores do "Jogo da Cabanagem" e com jogadores que se propuseram a testar o jogo em questão. As análises e as entrevistas revelam a possibilidade da aplicação metodológica da Arqueologia em jogos eletrônicos e a viabilidade de aplicação futura para trabalhos vindouros.